Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2854
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/theme-common/redux/ReduxCore/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 272
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/theme-common/redux/ReduxCore/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 285
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/theme-common/redux/ReduxCore/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 311
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/theme-common/redux/ReduxCore/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 323
Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/engearteconsultoria/www/wp-content/plugins/theme-common/redux/ReduxCore/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 342 49º CNSA: número de inscrições supera expectativa - Engearte engenharia
São esperados cerca de dois mil participantes, com municípios de todas as regiões do Brasil.
Em contagem regressiva para o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, já é possível mensurar o sucesso do evento. Nessa semana a iniciativa alcançou a marca dos mil participantes inscritos, além de ter confirmado 95% dos palestrantes convidados. O evento será realizado de 06 a 10 de maio, em Cuiabá, sob o tema “Novos Desafios para a Gestão do Saneamento”.
São esperados municípios de todas as regiões do Brasil, sobretudo os gestores públicos, técnicos, pesquisadores e profissionais que atuam no setor de saneamento básico. É a primeira vez que o evento acontece na região Centro-Oeste do Brasil, com uma ampla programação de atividades.
O 49º CNSA será marcado por três painéis principais, 16 mesas-redondas, sete minicursos, 15 exposições de tecnologias, cerca de 150 apresentações de trabalhos técnicos, além de feira de saneamento básico, com mais de 50 estandes. No último dia do evento, o público terá a oportunidade de conhecer o Centro Sebrae de Sustentabilidade e o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha.
Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a cada ano o evento tem crescido em mobilização, capilaridade e construção de ideias, o que lhe projeta como o maior encontro dos municípios com o setor de saneamento básico. “Que possamos aproveitar o 49º CNSA para ampliar o conhecimento técnico e fomentar a troca de experiências bem sucedidas, de modo a facilitar a universalização do saneamento básico, com municípios fortes e desenvolvidos”, acrescenta.
A dificuldade de gerenciamento dos custos de energia pelas empresas/autarquias de saneamento, resulta em uma perda significativa de recursos financeiros que pode ser evitada, com investimentos reduzidos, baseado apenas em um controle efetivo das faturas de energia.
O software Sistema de Gestão da Eficiência Energética é uma ferramenta de inovação do controle e gestão de todo o processo, associado à implantação de ações administrativas e ações de investimento, e foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a gestão do consumo de energia do sistema de saneamento.
A arquitetura web responsiva torna sua utilização descentralizada por meio dos principais navegadores, celulares e tablets, além de sua proposta de conectividade utilizando serviços para possibilitar a integração com outras plataformas e tecnologias como por exemplo: aplicativos mobile.
A solução está dividida em módulos apresentados como menus em administração, unidades, faturamento, relatórios, configurações e serviços. O sistema também apresenta um painel dashboard com as principais informações de assistência e monitoramento das unidades assistidas.
ITENS PRINCIPAIS DE CONTROLE
Cadastramento das unidades
Indicadores de gestão
Gráficos
Fluxograma
Verificação das faturas de energia
Ordens de Serviço
Análise das demandas contratadas e medidas
Ajuste das demandas
Aplicativo mobile
A gestão do consumo de energia elétrica pelas empresas permite uma melhor eficiência energética do sistema e a redução dos custos de energia de forma significativa.
O município de Várzea Grande é a segunda cidade mais populosa do estado de Mato Grosso e sua população era de 282.000 habitantes em 2018. Localiza-se a 7 km da capital Cuiabá e o Aeroporto Internacional, que atende a capital e todo estado, está instalado em seu município.
DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO
Os dados levantados por nossa equipe técnica permitiu a realização do diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário do município de Várzea Grande:
O número de ligações de esgoto representa 35,96% do total de ligações de água e, destas ligações existentes, somente 32,42% tem o esgoto tratado
A maior parte da população utiliza-se de fossas rudimentares, sépticas e lançamento em córregos, rios, lagoas e na drenagem urbana existente
Existência de várias unidades isoladas
Instalações físicas precárias e funcionamento inadequado das ETE ́s e EEE ́s existentes.
Custo elevado de manutenção
Dificuldades para a manutenção.
REGIÃO DA SUB-BACIA 02
Esta região é constituída por 34 bairros e localiza-se entre o Rio Cuiabá/ Av. Júlio Campos e Rodovia dos Imigrantes e Av. Alzira Santana.
Somente existe atendimento de esgotamento sanitário em sistemas isolados em conjuntos habitacionais, mas alguns em precárias condições de funcionamento, com lançamento em drenagem urbana ou nos córregos.
CONCEPÇÃO DO PROJETO
O projeto prevê o atendimento de toda a população atual e futura desta área, para os próximos 20 anos, com serviços de esgotamento sanitário, por meio da implantação de sistema coletor condominial (redes básicas e ramais condominiais). A população inicialmente beneficiada é estimada em 66.387 habitantes, chegando a 142.496 habitantes no final de plano, que corresponde à saturação da área.
O Sistema Condominial resulta de uma concepção de saneamento que combina participação comunitária com tecnologias apropriadas para produzir soluções que conjuguem economia e eficiência, visando criar condições para universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário.
Este sistema é empregado em centenas de cidades do Brasil e do exterior em razão da economia que o caracteriza e de sua flexibilidade para adaptação às condições locais e sociais mais adversas. No Distrito Federal este sistema é adotado desde 1991 e em Salvador-BA desde 1995, como solução única de esgotamento, possibilitando a toda população o acesso a um serviço de saneamento cuja qualidade é reconhecida internacionalmente.
Os componentes do projeto são:
Estação de Tratamento de Esgoto – Uma unidade central cuja localização foi definida na região do bairro Costa Verde, para atender futuramente também a região centro-sul do município, a sub-bacia 05. A ETE foi projetada com o processo de tratamento por meio de reator tipo UASB, seguido por lagoas aeradas e lagoas de sedimentação. A desidratação dos lodos será por meio de centrífugas.
Estações Elevatórias de Esgoto – foram projetadas 12 (doze) elevatórias para atendimento a toda região, bem como possibilitar o atendimento futuro da região do bairro São Mateus
Redes com extensão de 150.991 metros e diâmetros de 150mm a 600mm
Ramais condominiais com diâmetro de 100mm e extensão total de 301.052,00 metros
Ligações prediais – 16.597 unidades.
RECURSOS FEDERAIS
A prefeitura de Várzea Grande foi contemplada pelo Governo Federal, no programa PAC II, com o valor de R$ 83 milhões para investimentos no sistema de esgotamento sanitário da região da sub-bacia 02 do município, com o objetivo de melhorar o atendimento e a qualidade de vida da população.