Projeto de Pavimentação, Drenagem, Esgotamento Sanitário e Unidades Habitacionais – Bairros Parque São João, Alto da Boa Vista Jardim das Oliveiras, Jardim Ikaraí, Nova Era

A ENGEARTE foi contratada pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande para a elaboração do Projeto de Pavimentação, Drenagem, Esgotamento Sanitário e Unidades Habitacionais para os bairros Parque São João, Don Diego, Alto da Boa Vista, Jardim das Oliveiras, Jd. Ipanema, Ikaraí, Frutal de Minas, Nova Era.

CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A concepção adotada para o sistema de esgotamento sanitário foi o Sistema Condominial, contemplando 1.350 ligações prediais. O Sistema Condominial resulta de uma concepção de saneamento que combina participação comunitária com tecnologias apropriadas para produzir soluções que conjuguem economia e eficiência, visando criar condições para universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário. Este sistema é empregado em centenas de cidades do Brasil e do exterior em razão da economia que o caracteriza e de sua flexibilidade para adaptação às condições locais e sociais mais adversas. No Distrito Federal este sistema é adotado desde 1991 e em Salvador-BA desde 1995, como solução única de esgotamento, possibilitando a toda população o acesso a um serviço de saneamento cuja qualidade é reconhecida internacionalmente.

Foram projetados:

  • Unidades habitacionais – 270 unidades
  • Pavimentação – 28.000 metros
  • Drenagem – 10.000 metros
  • Esgotamento sanitário – 1.350 ligações

 

RECURSOS

O orçamento dos projetos totalizou o valor de R$ 35 milhões e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande obteve os recursos federais, através do programa pac 1, para a execução das obras.

Apresentação

Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Tipo de projeto

Projeto

Autor(es)

Neyde Ferreira Leão