Projeto de Pavimentação e Drenagem – Alto Taquari

Alto Taquari, município de Mato Grosso, atualmente com 8100 habitantes, em 2010 enfrentava graves problemas: ambiental, de infra-estrutura e saneamento e um déficit habitacional de 45%.

A realidade do município era a existência de moradias ao longo de uma vala em uma área de preservação ambiental, às margens do rio Taquari e do Lago Taquari. Essas moradias apresentavam condições sanitárias precárias, onde a população lançava seus esgotos em fossas rudimentares ou céu aberto, o lixo era acumulado nos fundos dos quintais, o que provocava a contaminação do solo e do meio ambiente, que trazia riscos às condições de saúde e de vida da população.

A Engearte aceitou o desafio e elaborou o projeto de urbanização desta via, a partir de uma visão sistêmica, que contemplou pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, iluminação pública e cinco praças, o que permitiu ao município a busca de recursos federais, no valor de R$ 15 milhões, pelo programa PAC2.

Para alocar os moradores desta região, o município conseguiu a liberação de
recursos para a construção de 165 unidades habitacionais, com toda infra-estrutura, o que permitiu a melhoria significativa da qualidade de vida desta população. Esta obra representou uma transformação total em relação à realidade anterior.

Com a plena execução do projeto elaborado pela Engearte, a Prefeitura do município de Alto Taquari vai recuperar a área degradada, melhorar os padrões de qualidade de vida da comunidade como um todo e contribuir para a valorização turística do município, com o melhor aproveitamento do Lago Taquari.

Apresentação

Alto Taquari

Tipo de projeto

Projeto de urbanização

Autor(es)

Neyde Ferreira Leão