Projeto de Esgotamento Sanitário – Aquidauana

Por meio do contrato 126/2017, a ENGEARTE elaborou para a SANESUL os projetos do sistema de esgotamento sanitário do município de Aquidauana – MS. Os projetos contemplavam:

  1. Nova Estação de Tratamento de Esgoto, para permitir a paralisação da ETE em funcionamento;
  2. Revisão do projeto de esgotamento sanitário existente, para um período de 30 anos, para atender a toda a população da Sede Municipal.

Projeto da Estação de Tratamento de Esgoto

Elaborado para atender a uma população de 54 mil habitantes, a solução de tratamento adotada buscou atender à área para implantação disponibilizada pela Sanesul, buscando ainda promover a utilização de processos de tratamento de implantação e operação simplificada, que buscam a minimização das demandas de operação e manutenção da planta, com gasto mínimo de energia.

A concepção adotada foi a de promover a implantação centralizada do tratamento, por meio do atendimento de todas as bacias de esgotamento em uma única planta de tratamento. Este arranjo permite um maior controle operacional do sistema e a redução dos custos relacionados a conservação, limpeza, operação, vigilância e acompanhamento da eficiência operacional do sistema.

Projeto da Rede de Esgotamento Sanitário

A revisão do projeto existente representou para a ENGEARTE um grande desafio: a redução do número de elevatórias projetadas, que eram 29 (vinte e nove) unidades. O projeto também contemplava a interligação do sistema atualmente inativo e o atendimento a 100% da população.
Para vencer este desafio, foram executadas as atividades abaixo, durante o período da elaboração do projeto:
Fase 1 – Levantamento de informações, estudos e avaliação de projetos existentes para a cidade
Fase 2 – Estudo preliminar da concepção a ser adotada para a cidade
Fase 3 – Reconhecimento de área
Fase 4 – Elaboração do Projeto e orçamento.

Ao final deste trabalho a ENGEARTE apresentou à SANESUL o projeto da rede de esgotamento sanitário com 06 (seis) elevatórias de esgoto, sendo 02 já existentes, a partir de uma visão sistêmica de todo processo e buscando a eficiência energética do sistema de esgotamento sanitário do município.

A redução expressiva do número de elevatórias projetadas (23 unidades no total) proporcionará à SANESUL ganhos ambientais e econômico-financeiros pela implantação, operação e manutenção destes equipamentos.

Apresentação

SANESUL

Tipo de projeto

Projeto de esgotamento sanitário

Autor(es)

Maria Martinele Feitosa Martins